Esta turma costuma refletir bastante!

domingo, 14 de outubro de 2012

Orgulho de ser professor





Pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, em 2009, por encomenda da Fundação Victor Civita, confirmou tecnicamente o que a maioria dos brasileiros já sabia: quase ninguém mais quer ser professor ou professora. Na verdade, este "quase" está quantificado: dos 1,5 mil alunos do terceiro ano do Ensino Médio ouvidos pelos pesquisadores, apenas 2% confirmaram a intenção de cursar Pedagogia ou alguma licenciatura voltada para o magistério. O dado expressa de forma eloquente a desvalorização de uma profissão que já foi o sonho de consumo das famílias brasileiras nas décadas de 60 e 70 do século passado. E o mais desconcertante é que os professores continuam sendo tão necessários para o país quanto o eram naquela época, porque depende deles a formação das próximas gerações.


Três aspectos prioritários são apontados pelos jovens como causas da rejeição: 1) Falta de reconhecimento social; 2) Salários baixos; e 3) Trabalho desgastante. Entre os 32% de alunos que chegaram a pensar em ser professor, conforme a pesquisa, muitos encontraram resistência familiar ou foram desaconselhados por pessoas de suas relações, sempre com o argumento de que estariam condenados a ganhar pouco e a enfrentar rotinas árduas e desinteressantes nas escolas. E ninguém desconhece que esta é mesmo a realidade do magistério no país, especialmente na rede pública de ensino.


Há ainda um subproduto cruel desta desvalorização, que é o direcionamento para a carreira de uma parcela de alunos com mau desempenho nos níveis intermediários. Como eles não conseguem classificação para os cursos mais disputados, a formação docente vira um prêmio de consolação. Ainda assim, o país conta com muitos professores competentes, responsáveis e verdadeiramente comprometidos com as causas da educação. Aí entra aquele conjunto de valores que historicamente compõem a personalidade dos educadores: vocação, dedicação e profissionalismo.


Fiquemos com esta última qualidade, que deveria ser a predominante em qualquer atividade laboral. Docência não é, nem deve ser, sacerdócio. É saudável que os mestres tenham seguido sua vocação e que sejam pessoas dedicadas à atividade que escolheram. Porém, para que a educação tenha a qualidade desejada, os professores precisam ser, acima de tudo, bons profissionais _ o que, logicamente, deve incluir recompensa adequada, mas também avaliação e cobrança compatíveis com a importância do cargo.


É inquestionável a relevância da missão de ensinar. A educação tem o poder de transformar as pessoas e de tornar as sociedades mais iguais e mais justas. Sem professores, não haveria médicos, engenheiros, advogados e outros diplomados em ofícios respeitados por todos os cidadãos. O professor é a base da formação de todos os profissionais.


O Brasil deveria orgulhar-se de seus professores e valorizá-los como merecem, para que os mestres também voltem a ter orgulho da profissão que escolheram.


Fonte: Jornal Zero Hora
Imagens: Google


8 comentários:

chica disse...

Parabéns aos professores que fazem tanto, se dedicam e não são valorizados! beijos,chica

Anônimo disse...

Nunca esqueci minha primeira professora, lembro do cheiro da maquiagem dela até hoje, ela dizia que eu era especial, acho que ela que era! Realmente hoje em dia ser professor deve exigir muita coragem e amor a profissão,abçs a todos que vestem a camiseta!!

Anne Lieri disse...

Parabéns a vc tb,Soninha!Afinal,é o nosso dia tb!Adorei o texto,bem reflexivo e verdadeiro!Bjs e meu carinho,

Sél disse...

Isso! Parabéns à você também Soninha!^^
Eu também nunca me esqueço de minha primeira professora - D.Cidinéia *-*
Até porque me deixou assistir às suas aulas mesmo antes da idade permitida; tudo porque eu chorava por ter que me separar de minha mana que é 1 ano mais velha do que eu.
E com essa atitude, mesmo sendo mais nova acompanhei minha mana nas séries dali prá frente.
Sou do tempo em que as professoras (eram mulheres, na grande maioria) ainda se preocupavam com as roupas, a higiene, que as "franjinhas" e os cabelos mau cortados não atrapalhassem o desempenho dos seus queridos alunos - tive essa experiência com minhas franjinhas ^^

Parabéns a todos os que decidirem seguir essa carreira tão importante, como para os que já passaram um bom tempo de suas vidas educando futuras gerações.

Beijos Soninhas... beijos mil minha querida.

Fê blue bird disse...

Minha amiga, também em Portugal esta linda profissão está em apuros. Muitos despedimentos, falta de reconhecimento e poucos incentivos.
Que futuro poderemos esperar de um país que desvaloriza o ensino?
Junto-me a esta maravilhosa homenagem.

um beijinho grande

ELAINE disse...

Parabéns Soninha! Excelente postagem! Eu lembro com saudades de vários professores e da forma como o ensino era ministrado à época.... Há coisas que aprendi naquela época que lembro até hoje.... Atualmente, se perguntarmos algumas coisas a algum adolescente recém saído da escola, ou ele pensa muito ou diz que não sabe.... É lamentável! Uma categoria injustiçada, que não recebe o respeito e a admiração que merece! O sonho de Monteiro Lobato ainda não se realizou: "Um país se faz com homens e livros."
Início de semana abençoado!
Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Marineide Dan Ribeiro disse...

Um beijo carinhoso pra você amiga, que eu sei que foi um professora fiel e dedicada! É esta a realidade de nosso país amiga! Por este motivo eu não quis exercer a profissão, já estou muito velha pra me aborrecer, acho que não mereço passar por isto. Minha irmã ainda tentou por alguns anos, agora está dando um tempo. De qualquer forma eu tenho muita admiração e respeito por todos os professores, principalmente de nosso país!

Beijão

Amara Mourige disse...

Soninha,minha linda FELIZ ANIVERSÁRIO! Que sua vida seja sempre repleta de muitas alegrias!
Parabéns também pelo o Dia da Professor!
Carinhosamente
Amara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores de reflexões:

Adolescência (1) Alberto Mantovani Abeche (1) Alexandre Garcia (1) Américo Canhoto (1) Amizade (4) Amor (1) Andrew Matthews (3) Aneli Belluzzo Simões (1) Ano Novo (2) Antônio Mesquita Galvão (1) Aparência (1) Arnaldo Jabor (6) Arthur da Távola (2) Artigos da revista Cláudia (1) Ary Fontoura (1) Autoria desconhecida (28) Bem-estar (4) Brasil (1) Brena Braz (1) Brian Dyson (1) Carla Rojas Braga (1) Carlos Drummond de Andrade (5) Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro (1) Carnaval (1) Cecília Meireles (1) Cedidos por amigos (1) Charges (1) Charles Chaplin (4) Chico Buarque (2) Cinema (1) Civilidade (1) Clarice Lispector (5) Corrupção (1) Crônicas (2) Crueldade Humana(?) (1) Dalai Lama (1) Dalmir Sant'Anna (1) Daniel Bruno de Castro Reis (1) Danuza Leão (3) Datas especiais (14) David Coimbra (2) Dia da Criança (1) Dia das Mães (1) Dia do Amigo (1) Dia do Professor (1) Dia dos Pais (2) Dia Internacional da Mulher (1) Diovana Rodrigues (1) Dráuzio Varella (1) E-book do Prof. Marins (1) E-mails (1) Educação (1) Eleições (1) Evandro Amoretti (1) Fabiana Kaodoinski (1) Fabrício Carpinejar (7) Fátima Irene Pinto (1) Fernanda Mello (1) Fernando Pessoa (2) Flávio Gikovate (2) Flávio Tavares (1) Gabi Borin (1) Gilberto Stürmer (1) Halloween (1) Herbert Vianna (1) Herman Melville (1) Impunidade (1) Internet (1) Ivete Sangalo (1) Jornal Zero Hora (1) José Geraldo Martinez (1) José Ronaldo Piza (1) Kahlil Gibran (1) Kledir Ramil (1) L. F. Veríssimo (7) Laerte Russini (1) Léo Lolovitch (2) Letícia Thompson (24) Letra de música (5) Lilian Poesias (1) Lya Luft (4) Magistério (1) Maktub (4) Marcial Salaverry (1) Maria Helena Matarazzo (2) Mário Quintana (2) Martha Medeiros (31) Masaharu Taniguchi (1) Mau-humor (1) Menalton Braff (1) Mensagens (7) Meu aniversário (1) Meus blogs (4) Minha autoria (67) Miriam de Sales Oliveira (1) Motivação (2) Mulher (8) Natal (2) Oliveira Fidelis Filho (1) Oscar Wilde (1) Osho (3) Oswaldo Montenegro (1) Otimismo (1) Páscoa (3) Paulo Coelho (2) Paulo Roberto Gaefke (5) Paulo Sant'Ana (1) Pe. Fábio de Melo (1) Poemas (1) Política (1) Programa Fantástico (1) Promoções (1) Protesto (1) Recebidos por e-mail (10) Redação Momento Espírita (4) Reflexões (20) Reinaldo C. Moscatto (1) RH Andrade Gutierrez (1) Richard Bach (1) Rivalcir Liberato (5) Roberto Shinyashiki (4) Rosana Braga (2) Rosane de Oliveira (1) Rose Mori (1) Saúde (4) Selos (4) Sexo (3) Silvana Duboc (1) Tais Vinha (1) Textos Criativos (1) Textos Psicografados (1) Titãs (1) Tragédias (1) Vida real (5) Vídeo + texto de minha autoria (11) Vídeos (1) Vídeos feitos por mim (1) Vinícius de Moraes (1) Violência (1) Vitor Hugo (1) William Shakespeare (1) YouTube Vídeos (4)

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!