Esta turma costuma refletir bastante!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Você escolhe a sua vida!

Posted by Picasa
Suas escolhas podem ser conscientes ou instintivas, inconscientes ou acidentais, pensadas ou aleatórias, mas é você que é o responsável por elas.
É muito fácil ficar culpando os outros pelas coisas que não fizemos, que não deram certo, que foram um grande desastre, do que assumir a nossa culpa. Mas, no fundo, a gente sabe que a nossa vida é feita de escolhas e que elas determinam o caminho que vamos seguir.
Conheço muito poucas pessoas que não ficam culpando os outros por sua infelicidade, por não ter tido sucesso profissional, por não ter feito isso ou aquilo. Dói admitir que a culpa não é de mais ninguém a não ser de nós mesmos. Que a incompetência é nossa e de mais ninguém. Que desperdiçamos tanto tempo reclamando, em vez de trabalharmos a nossa falta de talento para escolher o melhor. Culpar o outro parece diminuir a nossa carga de frustrações. Mas estaremos enganando a quem? A nós mesmos!
Gostamos de frisar que somos seres racionais, diferentes dos outros animais e superiores na inteligência. Mas temos muita dificuldade ao nos relacionarmos com os seres da mesma espécie. Temos tanta dificuldade em perdoar. Não costumamos ser solidários no dia-a-dia. Ser prestativo não é algo que nos estimule , apenas cansa só de pensar. Somos tão egoístas que sempre queremos o melhor lugar para ficar, o maior pedaço do bolo, a melhor vaga de estacionamento, o último pão da cesta...
Ah... mas eu mereço!!! Vou deixar para os outros, por quê? Acontece que todos devem fazer por merecer e não simplesmente achar que merece. E isso deve acontecer todos os dias. Penso que estamos neste mundo para nos aperfeiçoarmos como pessoas. Sermos melhores a cada dia. Pelo menos, sempre tentar!
As pessoas gostam muito de repetir: errar é humano! Acho que usamos demais essa justificativa para amenizar a nossa falta de competência. Talvez você ache que eu estou sendo muito exigente. E sou mesmo, principalmente comigo mesma. Afinal, não estamos no topo da pirâmide? Precisamos fazer jus ao nosso lugar.
Recomeçar faz parte da vida. E enquanto há vida é possível uma transformação.
Errando, acertando, desculpando-se, admitindo os erros e querendo corrigi-los! Só assim, poderemos tornar a nossa vida e de quem nos rodeia, um pouco melhor.

8 comentários:

Nara disse...

Sônia, o mundo anda mesmo doido. Não sei o que está acontecendo com o coração das pessoas...

Você disse uma coisa que me fez pensar, as escolhas só dependem de mim. Acho que eu sou uma fraca rsrs
Sempre que eu me vejo assim, com as escolhas em minhas mãos, eu surto, tento fugir, me desespero e enrolo até o último minuto.

Acho que esse é o meu maior defeito.

Beijo

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Oi, Narinha!
Faz parte! A gente aprende com o tempo. Tu és muito jovem. A gente aprende vivendo, fazendo, errando e... acertando.
Bjkas, menina!

Luna Sanchez disse...

Vixi, meu problema é o contrário : chamo pra mim a responsabilidade de tudo, centralizo, o que não deixa de ser um tipo de egoísmo, também.

Beijos, querida.

ℓυηα

Anônimo disse...

Olá Sônia, realmente as vezes o mais difícil é assumirmos os próprios erros; e pior, as vezes achamos "bodes expiatórios" para isso.

Só tenho a concordar; pois o mais importante é sermos responsáveis pelos nossos próprios atos, só assim seremos mais felizes e faremos outros o serem também.

Abraços Marco

Déia disse...

Post fantástico!

Perfeito...

Parem de jogar em mim suas culpas, seus desejos!
Sejam responsaveis por suas vidas rsrs e suas escolhas!

Amei

bj

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Luna, não te sobrecarrega! Obrigada pela atenção, querida amiga!
Bjkas!!!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Marco, meu filósofo preferido!
Obrigada pelo teu comentário!
Abraços e volte sempre!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Déia querida!
Que bom que é te receber aqui. Obrigada pela participação!
Bjkas!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores de reflexões:

Adolescência (1) Alberto Mantovani Abeche (1) Alexandre Garcia (1) Américo Canhoto (1) Amizade (4) Amor (1) Andrew Matthews (3) Aneli Belluzzo Simões (1) Ano Novo (2) Antônio Mesquita Galvão (1) Aparência (1) Arnaldo Jabor (6) Arthur da Távola (2) Artigos da revista Cláudia (1) Ary Fontoura (1) Autoria desconhecida (28) Bem-estar (4) Brasil (1) Brena Braz (1) Brian Dyson (1) Carla Rojas Braga (1) Carlos Drummond de Andrade (5) Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro (1) Carnaval (1) Cecília Meireles (1) Cedidos por amigos (1) Charges (1) Charles Chaplin (4) Chico Buarque (2) Cinema (1) Civilidade (1) Clarice Lispector (5) Corrupção (1) Crônicas (2) Crueldade Humana(?) (1) Dalai Lama (1) Dalmir Sant'Anna (1) Daniel Bruno de Castro Reis (1) Danuza Leão (3) Datas especiais (14) David Coimbra (2) Dia da Criança (1) Dia das Mães (1) Dia do Amigo (1) Dia do Professor (1) Dia dos Pais (2) Dia Internacional da Mulher (1) Diovana Rodrigues (1) Dráuzio Varella (1) E-book do Prof. Marins (1) E-mails (1) Educação (1) Eleições (1) Evandro Amoretti (1) Fabiana Kaodoinski (1) Fabrício Carpinejar (7) Fátima Irene Pinto (1) Fernanda Mello (1) Fernando Pessoa (2) Flávio Gikovate (2) Flávio Tavares (1) Gabi Borin (1) Gilberto Stürmer (1) Halloween (1) Herbert Vianna (1) Herman Melville (1) Impunidade (1) Internet (1) Ivete Sangalo (1) Jornal Zero Hora (1) José Geraldo Martinez (1) José Ronaldo Piza (1) Kahlil Gibran (1) Kledir Ramil (1) L. F. Veríssimo (7) Laerte Russini (1) Léo Lolovitch (2) Letícia Thompson (24) Letra de música (5) Lilian Poesias (1) Lya Luft (4) Magistério (1) Maktub (4) Marcial Salaverry (1) Maria Helena Matarazzo (2) Mário Quintana (2) Martha Medeiros (31) Masaharu Taniguchi (1) Mau-humor (1) Menalton Braff (1) Mensagens (7) Meu aniversário (1) Meus blogs (4) Minha autoria (67) Miriam de Sales Oliveira (1) Motivação (2) Mulher (8) Natal (2) Oliveira Fidelis Filho (1) Oscar Wilde (1) Osho (3) Oswaldo Montenegro (1) Otimismo (1) Páscoa (3) Paulo Coelho (2) Paulo Roberto Gaefke (5) Paulo Sant'Ana (1) Pe. Fábio de Melo (1) Poemas (1) Política (1) Programa Fantástico (1) Promoções (1) Protesto (1) Recebidos por e-mail (10) Redação Momento Espírita (4) Reflexões (20) Reinaldo C. Moscatto (1) RH Andrade Gutierrez (1) Richard Bach (1) Rivalcir Liberato (5) Roberto Shinyashiki (4) Rosana Braga (2) Rosane de Oliveira (1) Rose Mori (1) Saúde (4) Selos (4) Sexo (3) Silvana Duboc (1) Tais Vinha (1) Textos Criativos (1) Textos Psicografados (1) Titãs (1) Tragédias (1) Vida real (5) Vídeo + texto de minha autoria (11) Vídeos (1) Vídeos feitos por mim (1) Vinícius de Moraes (1) Violência (1) Vitor Hugo (1) William Shakespeare (1) YouTube Vídeos (4)

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!